terça-feira, 6 de novembro de 2012

Reutilizar e reaproveitar!!

Conheça três brinquedos feitos com materiais reaproveitados
DE SÃO PAULO

Estudantes de design foram desafiados a criar brinquedos com sobras de material da indústria. Entre os três melhores resultados estão o jogo Bola-Bamba, o Cubis e a Mandala.
Divulgação
Crédito: Divulgação Legenda: Brinquedos vencedores de projeto Criar para Brincar - Festival de Artesanato Lúdico
Bola-Bamba
O desafio, de iniciativa do projeto Criar para Brincar - Festival de Artesanato Lúdico, do Instituto Baraeté, premiou os participantes com uma quantia em dinheiro e uma viagem.
A dupla vencedora foi da Faap e fez o Bola-Bamba, brincadeira em que os jogadores têm que arremessar uma bolinha pra cima e encaixar as partes da raquete enquanto a bola está no ar.
Divulgação
Crédito: Divulgação Legenda: Brinquedos vencedores de projeto Criar para Brincar - Festival de Artesanato Lúdico
Cubis, que ficou em segundo lugar
O segundo lugar ficou com o Cubis, uma espécie de cubo-mágico. Por meio de cores, encaixes e sons as crianças podem montar o objeto.
E o terceiro lugar foi da Mandala, inspirado no quebra-cabeça chinês Tangran. Com as várias peças é possível formar inúmeras figuras.
Divulgação
Crédito: Divulgação Legenda: Brinquedos vencedores de projeto Criar para Brincar - Festival de Artesanato Lúdico
Mandala, em terceiro lugar
Os participantes receberam material --madeira, papel e tecido-- e tinham a possiblidade de usar cola, verniz e tinta atóxicos, barbante e linha de costura para montar o brinquedo. As invenções foram testadas por órgão acreditado ao Inmetro e por crianças.
Depois dessas etapas, um júri formado por profissionais das áreas de design, arquitetura, educação, sustentabilidade e mercado de brinquedos escolheu os três melhores entre os favoritos das crianças.

27 comentários:

  1. E muito legal.Esse e o começo para um novo futuro.Acabando com o lixo e criando brinquedos como esses.Essa e a entrada para um novo futuro,e o fim da poluição.

    ResponderExcluir
  2. acho muto importante reutilizar e reaproveitar tia vivi e tia fefe

    ResponderExcluir
  3. Esses brinquedos ficaram bem feitos com material reciclavel.

    ResponderExcluir
  4. eu gostei muito da materia sobre reutilizar e reaproveitar e os que eu mais gostei foi o bola-bamba e o mandala e tem muito a ver sobre nossa materia de lingua portuguesa,eu adorei

    ResponderExcluir
  5. achei muito legal e muito criativo,acho interessante pois isso é bom para essas crianças no futuro.parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse aí que escreveu so eu,eu esqueci de colocar nome

      Excluir
  6. Eu gostei muito do texto e eu fiquei feliz que as pessoas ligam para o planeta e tentam salvalo fazendo coisas que que outas pessoas gostam.
    MALU:D

    ResponderExcluir
  7. Moito legal.O brinquedo que eu mais gostei foi o que foi basiado no tangram. Acho que um dia quero estar no mesmos lugar que eles

    ResponderExcluir
  8. Nossa tem cada brinquedo mais legal o meu preferido foi o que ficou em primero lugar.
    Essas criança devem ganhar algum premio como o primeiro lugar 3000 reais,segundo 2000 e o terceiro 1000.
    Essas crianças são muitos criativas.

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. joão,essas crianças devem ganhar bolsa de escola ou outras premiações

      Excluir
  9. Foi muito legal oque os meninos de design fiseram com material reciclavel para os meninos.

    ResponderExcluir
  10. Esses brinquedos sao muito bem planejados,por esses alunos de Sao Paulo!Gostei muito desses brinquedos eles sao sensacionais;inspirados m materia prima!

    ResponderExcluir
  11. os brinquedos foram muito bem feitos reciclando utilizando e a aproveitando materiais podemos fazer várias coisas!!!!!

    ResponderExcluir
  12. muito massa essas pessoas que reaproveitaram

    ResponderExcluir
  13. O texto fala sobre um festival de Artesanato Lúdico que significa que era um campeonato de dlupa e a dupla vencedora foi a Faap o criador da Bola Bamba.Achei isso uma criatividade!

    ResponderExcluir
  14. As crianças foram muito criativas . Nós deveriamos fazer uma aula de reciclagem!!!

    um abraço Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  15. Que legal um festival de artersanato ludico e que todo mundo competia.

    ResponderExcluir
  16. Essa postagem é muito boa,maneira.Reutilizar e reaproveitar é muiiiiiiiiinto importente pois ajuda o mei ambiente.

    ResponderExcluir
  17. achei o texto muito legal e o meu preferido e o bola bamba.Queria poder jogar na vida real.deve ter sido super legal ter montado esses brinquedos e o premio foi demais.acho que a escolha dos brinquedos deve ter sido dificio .

    beijos lili

    ResponderExcluir
  18. eu achei este desafio legal pois os alunos tiverão que pensar e ter criativida de e reutilizar as coisa.

    ResponderExcluir
  19. que criativida amei nunca consseguiria fazer algo igual lindo dudinha

    ResponderExcluir
  20. Adorei o que as crianças fizeram,eu achei que poderiamos fazer uma aula de reciclagem.

    ResponderExcluir
  21. AMEI O TEXTO TIA VIVI VOU SEGUIR O TEXTO

    ResponderExcluir
  22. adorei ver eles reaproveitando dnv

    ResponderExcluir